sexta-feira, 27 de agosto de 2010

                                              Uma estética para o design.

A Art Nouveau é um estilo artístico desenvolvido na Europa a partir do final do século XIX.

     O estilo Art Nouveau é caracterizado pela sua ruptura com as tradições que até então persistiam excessivamente na arte e na arquitetura. Tratou-se de um estilo novo voltado para a originalidade da forma, de modo que era destituído de quaisquer preocupações ideológicas e independente de quaisquer tradições estéticas.

Ao contrário da maioria das correntes associadas ao movimento modernista, o Art Nouveau não foi dominado pela pintura. Mesmo os pintores mais estreitamente relacionados com o estilo, Toulouse-Lautrec, Pierre Bonnard, Gustav Klimt, criaram cartazes e objetos de decoração memoráveis. Juntamente com o Arts and Crafts, o Art Nouveau foi um dos estilos estéticos que prepararam o caminho do design moderno.

Art Nouveau modernizou o design editorial, a tipografia e o design de marcas comerciais; além de se destacar pelo desenvolvimento dos cartazes modernos. Art Nouveau também revolucionou o design de moda, o uso dos tecidos e o mobiliário, assim como o design de vasos e lamparinas Tiffany, artigos de vidro Lalique e estampas Liberty City.

A litografia colorida tornou-se disponível no final do século XIX, possibilitando aos designers da época trabalhar direto na pedra, sem as restrições da impressão tipográfica, possibilitando um desenho mais livre. Esse avanço tecnológico foi responsável pelo florescimento e difusão dos cartazes impressos.

O art nouveau surgiu como uma tendência arquitetônica inovadora do fim do século XIX: um estilo floreado, em que se destacam as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.



Os edifícios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí, expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. A Catedral da Sagrada Família é outra obra sua de destaque.

                                                        A Catedral da Sagrada Família
A Catedral da Sagrada Família

                                                 Casa Milà projeto de Antoni Gaudí, Espanha.
                                    Parque Güell, Barcelona ( Antoni Gaudí y Cornet)
                          Parque Güell, Barcelona ( Antoni Gaudí y Cornet)


Pessoas responsáveis pelo texto, imagens e bibliografias : Josilaine Pereira, Josiane Araujo, Rafael Rodrigues da Silva, Jaqueline Cardoso, Laiane Jéssica, Fernanda , Tais Oliveira , Deize Kelly

Um comentário:

  1. Vlh, sérin.. Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeei muito a Catedral, quero ela pra mim *-* E o parque, em Barcelona com os Detalhes em azuleijos, tão lindos awn. Gostei, Gostei!! Por: Josi Pereira :*

    ResponderExcluir