sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A forma segue a função.

Louis Sullivan (3 de Setembro de 1856 - 14 de Abril de 1924) foi um arquitecto norte-americano. Ele foi o primeiro arquitecto modernista que defendia a máxima de que “a forma segue a função”. Colaborou com Frank Lloyd Wright numa concepção de arquitectura funcionalista orgânica e afirmava que “se a forma segue a função, então o trabalho deve ser orgânico”. Os arranha-céus são monumentos e provas vivas da interveniência da arquitectura de Sullivan na época modernista. Ele foi um marco importante na história da arquitectura moderna e deixou os seus ideais proliferarem.


Nos primeiros anos do século XX, o arquiteto de Chicago, Louis Sullivan popularizou a frase “a forma segue a função” para resumir sua crença de que o tamanho de um edifício, o volume, a distribuição do espaço e outras características devem ser norteadas somente pela função do edifício. Isto implica que se satisfeitos os aspectos funcionais, a beleza arquitetônica surgirá de forma natural.

Contudo, a crença de Sullivan é vista muitas vezes como irônica à luz do extensivo uso que faz de intrincados ornamentos, indo contra o que os arquitetos funcionalistas acreditam em comum de que os ornamentos não têm nenhuma função. A crença tão pouco deixa claro a que funções refere-se. O arquiteto de um edifício de moradias, por exemplo, pode facilmente estar em desacordo com os proprietários das mesmas sobre o que o edifício deveria parecer e ambos também em desacordo com futuros arrendatários. Todavia, “a forma segue a função” expressa uma idéia significativa e duradoura.



                                                        Edifício Wainwright, Missouri.
 
                A torre do Estádio Olímpico de Helsinque (Y. Lindegren & T. Jäntti, construída em 1934-38)

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Funcionalismo_%28arquitetura%29
http://www.jameslogancourier.org/index.php?blogid=1&archive=2009-9-3

Responsáveis pela postagem:  Bruno, Daniela, Jéssica , Lindaiana, Lívia, Lorranny, Monay, Raissa, Estela, Tatiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário