quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Artes Visuais 1922


Arte Moderna : modernismo na 1ª metade do século XX
O marco desta época foi a Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo, em fevereiro de 1922. Nesta semana, vários artistas comprometidos em mudar a cara da arte nacional se apresentaram e chocaram a sociedade. Quebraram com os padrões europeus e buscaram valorizar a identidade nacional e uma arte, cujo cenário de fundo, eram as paisagens brasileiras e o povo brasileiro. Inovaram e romperam com o tradicional. O modernismo preocupou-se muito a parte social do Brasil.
Destacam-se como artistas modernistas: Di Cavalcanti, Vicente do Rêgo, Anita Malfatti, Lasar Segall, Tarsilla do Amaral e Ismael Nery.
Para valorizar a arte modernista, embora reúnam obras de vários períodos, dois museus são criados nesta época: o MASP ( Museu de Arte Moderna de São Paulo), criado pelo empresário Assis Chateaubriand e o MAM-RJ ( Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro).




A exposição Torres García – Traços de Nova York, já pode ser vista na Caixa Cultural do Rio de Janeiro até o dia 13 de Junho. A mostra traz 150 obras, oferecidas pelo Museu Torrres García. A produção é de 1920 à 1922, época em que o artista residiu em Nova York. Alí, não descansou o olhar, registrando e reinventando para si o dinamismo da grande cidade, cada novo aspecto da paisagem urbana e da vida cotidiana: as ruas e seus personagens, o comércio, o porto, o transporte, os objetos, tudo registrado e recriado nas obras de papel num ritmo livre e vibrante que capta o espírito e o movimento da cidade.

Alunos responsáveis pela postagem: Jôsilaine Pereira, Laianne Jéssica, Tiago da Silva, Josiane Araujo, Fernanda F , Rafael Rodriguês, Jaqueline Cardoso, Tais Oliveira.

Um comentário:

  1. pelo menos está melhor que a merda que vocês postaram sobre a música, vai toma no cu, trabalho continua uma merda, só não está pior que aquele

    ResponderExcluir