quarta-feira, 1 de setembro de 2010

                    Uma das letras predominantes nos impressos da Bauhaus foi a Akzidenz Grotesk.


Staatliches Bauhaus Weimar 1919-1923 — Lazlo Moholy-Nagy.


Moholy-Nagy, que antes de integrar o corpo docente da Bauhaus, já se havia familiarizado com o construtivista El Lissitzy e seu trabalho, criou uma inconfundível imagem visual para a escola usando formatos de letras simples, cores fortes, composições intrigantes de fotografia e texto.
Letras avulsas, vogais e consoantes, eram isoladas e tratadas como elementos de composição. Uma abordagem tipográfica séria mas que continha um elemento quase teatral.
Moholy-Nagy que atribuía uma grande importância à fotografia no design gráfico, desenvolveu pesquisas paralelamente a Richter e Man Ray e dedicou-se ao estudo da luz e do movimento podendo ser considerado um dos precursores da pesquisa visual-cinética e da op-art que se difundiu na Europa e nos EUA nos anos 60.
Moholy-Nagy encorajava as tentativas de seus estudantes de “romper as convenções em relação ao conteúdo e à forma tradicional da tipografia e com isso, simbolicamente, o conteúdo e a forma da sociedade que aplicava mecanicamente as normas do passado”.
Ele considerava tipografia e layout uma arte e uma ciência ao mesmo tempo que se desenvolvia a partir de técnicas de impressão.
“A natureza e o objetivo da comunicação (folheto ou pôster) determinam a maneira e o uso do material tipográfico”
«Em contraste com o equilíbrio estático concêntrico de séculos, hoje busca-se produzir um equilíbrio dinâmico-excêntrico».
Ordem, simplificação e claridade eram os ideais gráficos.
As composições eram formadas por tipos dispostos verticalmente, diagonalmente e horizontalmente e por formas geométricas simples, como quadrados, círculos, triângulos que criavam ritmos e continuidades conduzindo o olhar de um bloco de texto ao outro.
Outra característica era o uso de barras pretas para dar ênfase e a manipulação do branco com o mesmo objetivo.

Bibliografia:

Alunos responsáveis pela postagem: Lorrany, Estela, Bruno, Lindaiana, Monay, Jéssica, Daniela, Raíssa, Tatiane, Lívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário