quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bauhaus , revolução da arquitetura.

Desenho racional, paleta de cores que prioriza o azul, o vermelho e o amarelo, o geométrico e o assimétrico substituindo o ornamento. Como o arquiteto Aurelio Martinez dizia : "A Bauhaus chegou com outro conceito: O mais importante é a habilidade técnica. Assim, as criações nada teriam além do absolutamente funcional, decretando o fim dos enfeites desnecessários."
No morar, a Bauhaus propunha a superação de estilos como o Barroco. Uma das formas era brincar com os volumes da fachada, o que evoca os quadros de Mondrian. Em 1927, um grupo de 17 arquitetos,- dentro deles Le Cobursier e Gropius - montou uma exposição de arquitetura em Stuttgart. Nela quase 500 mil pessoas se surpreenderam com a série de habitaçoes coletivas, de fachada sóbria e aberturas repetitivas, ousadia que enchia as construções de luz e ventilação.

Com plantas baixas flexíveis, os arquitetos da Bauhaus tentaram criar aí uma atmosfera saudável, plena de luz e ventilação. Em comum, estavam a superação do ecletismo arquitetônico, a junção da arquitetura com a vida e o emprego de novas técnicas e novos materiais. Sua arquitetura era cúbica e sem ornamentos. Um mínimo de forma deveria garantir o máximo de liberdade.
Weissenhof caiu em desgraça após 1933. Criticado pelos nazistas como uma “vergonha”, “subúrbio de Jerusalém” ou “cidade de árabes”, a Segunda Guerra lhe poupou a demolição. O conjunto habitacional foi restaurado nos anos de 1980 e recebe, anualmente, milhares de turistas. O mesmo aconteceu com o prédio de Gropius em Dessau: restaurado entre 1996 e 2006, o edifício da Bauhaus é, hoje, Patrimônio Cultural da Humanidade.
Ironicamente, pouco da Bauhaus foi produzido pela industria da época - boa parte do mobiliario só se popularizou nos anos 50, quando empresas como norte americana Knoll editaram peças dos designers que são simbolo da escola até hoje, destaca Annearie J. Diretora do Bauhaus Archiv, em Berlim.
                             No mobiliário, a Bauhaus se materializa nas linhas puras da cadeira Wassily, 
               criada por Marcel Breruer em 1925:leveza do desenho a serviço do conforto.

A Bauhaus influenciou o jeito de fazer aquitetura ao redor do mundo. ''No Brasil, o maior divulgador desse ideário foi Le Corbusier, que influenciou profundamente a escola carioca, capitaneada por Oscar Niemeyer", destaca o arquiteto Fernando Vasquez.

Bibliografia:

Alunos responsáveis pela postagem : Brenda Alves, Josilaine Pereira, Laiane Jéssica, Josiane Araujo, Jaqueline Cardoso, Fernanda Ferreira, Rafael Rodrigues, Tais Oliveira e Deize Kelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário