quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Introdução à história do design

Bauhaus procurou inserir uma forma bem limpa e pura em todas as coisas que construia, utilizando-se de formas geométricas, com cores básicas, geralmente o preto e o branco, para contrastar com a burguesia da época que utilizava cores fortes. O seu estilo de design passou a ser aplicado em prédios casas, móveis, objetos e tudo mais que fosse possível inserir formas. 
A configuração prático-funcional dos produtos industriais da Bauhaus baseava-se na teoria estética da redução das formas aos elementos básicos. Esta tendência é favorecida pela forte cooperação com a indústria 
As funções estéticas unem-se às funções práticas.
Apesar da concepção dos objectos tender à utilização da técnica industrial como forma de alcançar a função prática, a componente estética mantem-se como esteio e paradigma para a produção.
Cadeira de tubo de aço de Marcel Breuer
      A famosa cadeira desenhada por Marcel Breuer, 1925/26.
Marcel Breuer, Cadeira modelo No. B32, 1928/31. Material: estrutura de aço tubular cromado, assento e costas em palhinha.

O estilo passou a influenciar também diversos arquitetos do período, não apenas dentro da Alemanha ou aqueles que aprenderam na escola Bauhaus, como também em diversos outros países, e seu estilo "simples" e limpo de dar forma às coisas rapidamente se espalhou. Dentre os principais professores da escola na época, destacam-se além de Goupius, Kandinsky e Paul Klee,

Com o crescimento do Partido Nacional Socialista, ou Nazista, como se tornou conhecido, um novo conceito de arte passou a ser incorporado pelos alemães, baseado nos ideais de beleza e arquitetura grega. Isso afetou diretamente a escola Bauhaus, onde muitos de seus professores e até mesmo criadores(inclusive Walter Groupius) migraram para outros países para continuarem seus trabalhos.

Atualmente a Bauhaus é considerada como parte importantíssima do movimento que gerou o design moderno, um marco na história das artes, revolucionando o design e a arquitetura, e vem sendo ensinado em diversas escolas no mundo inteiro. 

Bibliografia:

Alunos Responsáveis pela postagem : Airton Gomes, Aline Dutra, Brenda Coutinho, Jéssica G, Tiago da Silva, Jessé Rodrigues, Gregorio Gabriel, Raquel, Tais Alves, Monalisa L., Victor Hugo, Vernon, Luiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário